Conexões de Aço Carbono: escolha a melhor para sua tubulação
A Conexão de Aço Carbono é amplamente utilizada em diferentes setores da indústria, pois seu material é versátil e resistente.
O aço carbono é um material usado em larga escala na indústria e na construção, seja em tubos, conexões ou em outros elementos. Isso porque a matéria-prima tem um alto potencial técnico, além de ser bastante resistente e durável.
Aço carbono
Vale destacar a composição do aço carbono usado na fabricação de tubos e conexões.
A matéria-prima é composta por ferro e carbono e são esses elementos que também garantem uma resistência superior à tração, uma altíssima capacidade de suportar pressões e temperaturas altas, além de ser um material extremamente durável e resistente a corrosão.
Conexão de Aço Carbono e suas utilidades
Essencial em muitos negócios, a conexão de aço carbono, na maior parte das vezes, é usada para conectar tubos e outros tipos de equipamentos, permitindo que os fluidos sejam transportados com segurança e eficácia, ou seja, um material essencial para qualquer tipo de tubulação.
Com diferentes formatos, a conexão de aço carbono permite que os tubos se conectem em diferentes configurações, se adaptando às necessidades de cada projeto.
Além disso, a conexão de aço carbono tem papel fundamental em garantir a integridade e a proteção dos sistemas indústrias.
Tipos de Conexão de Aço Carbono
Existem dois tipos de conexão de aço carbono: a conexão de aço carbono tubular e a conexão de aço carbono forjada.
-
Conexão de Aço Carbono Tubular
A conexão de aço carbono tubular é produzida com tubos de aço carbono cortados e conformados para obter o formato de curvas, reduções, entre outros.
As vantagens da conexão de aço carbono tubular são diversas, entre elas maior variedade de tamanhos e formatos e resistência para diversas aplicações. -
Conexão de Aço Carbono Forjada
Já a conexão de aço carbono forjada é produzida com um bloco ou barra de aço carbono aquecido e moldado em prensa, adquirindo o formato final.
Suas vantagens são a maior resistência mecânica e maior espessura da parede, o que permite aplicações em alta pressão e alta temperatura.
Processo de fabricação de conexões de aço carbono
Como vimos, o processo de fabricação da conexão de aço carbono é diferente entre a conexão de aço carbono tubular e a conexão de aço carbono forjado.
Tudo começa na escolha da matéria-prima. Na conexão de aço carbono tubular, são usados tubos de aço carbono. Nas conexões de aço carbono forjada, são usados blocos de aço.
Depois, os tubos, blocos ou barras são cortados nas dimensões adequadas e, em alguns casos, passam por um tratamento que equaliza suas qualidades mecânicas.
Em seguida, acontece a conformação. As conexões de aço carbono tubulares passam por dobragem, corte e, em alguns casos, rosqueamento. Já as conexões de aço carbono forjado passam pelo forjamento, o bloco de aço é aquecido e moldado em uma prensa que dá a ele o formato final.
Por fim, vem a fase da usinagem, que acontece a remoção de rebarbas, o acabamento e, em alguns casos, o rosqueamento com maior precisão.
Etapas seguintes, como tratamentos de galvanização e pintura, podem acontecer em alguns casos específicos, de acordo com o destino da conexão de aço carbono e as necessidades do projeto.
Benefícios da Conexão de Aço Carbono
A versatilidade da conexão de aço carbono confere a ela inúmeras vantagens, como:
- Durabilidade: esse é um benefício que tem impacto direto no tempo de vida útil do material, ou seja, não é necessária manutenção ou substituição recorrente;
- Resistência: essa é uma característica fundamental, porque muitas vezes, as conexões de aço carbono precisam suportar altas cargas e estresse mecânico;
- Flexibilidade: as conexões de aço carbono se adaptam a diferentes tamanhos e formatos de tubos;
- Instalação simples: fácil de manusear e instalar, o que impacta diretamente no gasto com a instalação;
- Custo-benefício: por conta do aço carbono ser uma matéria-prima acessível e disponível no mercado, as conexões de aço carbono tornam-se uma opção mais econômica.
Aplicações das Conexões de Aço Carbono
Como já citado, a conexão de aço carbono é um elemento amplamente utilizado na indústria e na construção, mas devido às suas características, o seu uso é indicado para manutenção, construção ou ampliação de projetos. Os principais setores que as conexões de aço carbono estão presentes são:
- Construção civil;
- Indústria petroquímica;
- Mineradoras;
- Siderúrgicas;
- Saneamento;
- Sucroalcooleiro.
Normas e certificados para Conexões de Aço Carbono
Por serem componentes críticos em diversos sistemas, a fabricação e venda das conexões de aço carbono devem ser regidas por normas e padrões internacionais de qualidade e segurança, entre eles:
-
ANSI/ASME B16.9
Cobre dimensões, tolerâncias e requisitos de teste para acessórios de aço carbono para serviços de pressão. -
ASME B16.11
Cobre dimensões e tolerâncias para acessórios. -
API Spec 5L
Estabelece requisitos para acessórios de tubulação utilizados em sistemas de transporte de petróleo e gás.
Além dessas, temos a ASME B16.5 (dimensões de flanges), ISSO e a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que possui normas específicas para tubos e acessórios de aço carbono.
Já os certificados são:
-
Certificado de Conformidade
Atesta que as conexões foram fabricadas de acordo com as normas e especificações técnicas. -
Certificado de Material
Confirma a composição química do material. -
Certificado de Ensaios
Documenta os resultados dos ensaios realizados nas conexões. -
Certificados de Sistema de Gestão
Empresas certificadas em sistemas de gestão da qualidade, como ISO 9001, demonstram seu compromisso com a qualidade e a melhoria contínua.
Conexões de Aço Carbono na Tubos Ipiranga
A Tubos Ipiranga, você encontra um amplo e diversificado estoque a pronta entrega de conexões de tubulação. Conheça os modelos:
Modelos de Conexões de Tubulação de Aço Carbono:
-
Conexões forjadas
Cotovelo / Te / Luva / Luva Red / Meia Luva / União / Bucha Redução entre outros
2000# – 3000# – 6000# – 9000#
Aço Carbono e Aço Liga -
Conexões Tubulares
Curva / Cap / Te / Te Redução / Red Conc / Red Exc entre outros
SCH 10 – 20 – 40 – 80 – 120 – 160 – XXS
Aço Carbono e Aço Liga -
Conexões
Material em ferro maleável
Cotovelo / Luva / Te / União / Cap / Bucha Red entre outros
150# – 300#
Ferro Preto e Galvanizado -
Flanges
SO / WN / Cego / Solto / SW / Roscado entre outros
150# – 300# – 600# – 900# – 1500#
Aço carbono e Aço Liga -
Válvulas
Gaveta / Retenção / Borboleta / Globo / Esfera entre outras
125# – 150# – 300# – 600# – 900# – 1500#
Flangeadas / Roscadas / SW
Aço carbono, Bronze e FºFº
Parceiro:

O seu projeto merece o melhor, conheça o mundo de soluções Tubos Ipiranga!